Media

Bondalti Water vence prémio de sustentabilidade go!ODS com projeto LIFE Multi-AD

O projeto europeu LIFE Multi-AD 4 AgroSMEs, desenvolvido por um consórcio coordenado pela Bondalti Water e com tecnologia desenvolvida por esta empresa, foi o grande vencedor dos prémios go!ODS, iniciativa líder em Espanha que distingue ações inovadoras no campo da sustentabilidade.

Premiado na categoria “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 – Água Potável e Saneamento”, o LIFE Multi-AD é um projeto que vem estabelecer novos patamares de eficiência na gestão da água enquanto fator crítico para a competitividade das PME do setor de alimentação e bebidas da União Europeia (UE). Este setor, o maior da UE, é composto por 290 mil pequenas e médias empresas, que representam mais de 99% do tecido empresarial desta indústria, caracterizando-se por ser altamente intensivo na utilização de água e por produzir um volume significativo de efluentes residuais.

Face ao peso do setor e ao impacto que o projeto pode vir a gerar dos pontos de vista económico e ambiental quando instalado em grande escala, o LIFE Multi-AD assumiu como eixo estratégico a satisfação das necessidades das PMEs neste domínio, estabelecendo um novo paradigma tecnológico que permite às empresas evoluir para um modelo de economia circular e assim incrementara sua sustentabilidade.

Para o efeito, a iniciativa, cofinanciada pela UE no âmbito do programa LIFE, e em cujo consórcio participam também as entidades Institutions& Strategies (França), Energygreen Gas e ITAINNOVA (Espanha) eSIS (Roménia), materializou-se no desenvolvimento de um sistema anaeróbico (sem recurso a oxigénio) altamente eficiente e acessível.

A primeira aplicação à escala industrial foi instalada na atual ETAR das Bodegas AGE, situada em Fuenmayor (La Rioja) e pertencente ao grupo Pernod Ricard Winemakers Spain, tendo por base um reator multi-estágio de alto rendimento, com uma capacidade máxima de tratamento diário de 200 m3 e cargas poluentes até 2000 kg/dia. O funcionamento contínuo24/7 e o tratamento e valorização de mais de 10.000 m3 de águas residuais ao longo do projeto permitiu demonstrar a sua capacidade para reduzir a Demanda Química de Oxigénio (DQO) em mais de 95%, reduzir os custos de exploração em mais de 30% e o consumo energético em cerca de 60%, assim como diminuir as emissões de CO mais de 50%.

Em simultâneo com o tratamento de águas residuais, a tecnologia Multi-AD apresenta ainda como grande vantagem a produção de biogás de alta qualidade com um teor de metano superior a 80%. Este gás combustível de origem renovável é utilizado como fonte de energia térmica no próprio sistema de depuração, embora também possa ser usado em outras áreas da indústria de alimentação e bebidas, contribuindo para avançar no cumprimento das metas de descarbonização.

Segundo Pedro Pais, administrador executivo da Bondalti Water, “a tecnologia Multi-AD desenvolvida pela Bondalti Water, no âmbito deste projeto, já demonstrou a viabilidade técnica e económica da solução à escala industrial. Atualmente, podemos oferecer os benefícios da digestão anaeróbia com produção e utilização de biogás também a empresas de menor dimensão, que representam uma parte importante do mercado, particularmente no sector agroalimentar. Demonstramos uma elevada eficiência de tratamento, com uma redução de mais de 30% nos custos operacionais e de 50% na pegada de carbono, e acrescentamos mais uma tecnologia à carteira de soluções integradas do ciclo da água da Bondalti Water".

Como meta, o consórcio estima poder vir a instalar mais de 160 sistemas Multi-AD no setor agroalimentar europeu e latino-americano até 2030. Cada projeto pode ser desenvolvido de acordo com as necessidades identificadas, com recurso a software específico, cobrindo uma gama de capacidades entre 25 e 500 m/dia.

Os prémios go!ODS são organizados e geridos pelo Pacto Global da ONU Espanha, em colaboração com a Fundação Rafael del Pino. Estes galardões visam reconhecer e apoiar projetos inovadores que contribuam para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, adotados em 25 de setembro de 2015, estabelecendo metas específicas para garantir a prosperidade para todos como parte de uma nova Agenda de Desenvolvimento Sustentável.

Salto tecnológico num setor intensivo

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a indústria alimentar é responsável por 70% do consumo mundial de água. Como consequência da sua atividade, este setor gera efluentes residuais caracterizados por elevadas concentrações de matéria orgânica biodegradável, que representam uma elevada pressão ambiental devido aos seus elevados caudais e cargas poluentes.

Os sistemas mais comummente utilizados por esta indústria, designadamente pelas PMEs, recorrem ao tratamento biológico aeróbio, que geram um consumo relativo de energia elevado e não permitem a recuperação de biogás, oque representa pouca ou nenhuma oportunidade de compensar as emissões de carbono.

Os sistemas anaeróbios atualmente existentes, mais amigos do ambiente e mais económicos no que respeita aos custos de operação, estão sobretudo otimizados para tratamento de águas residuais em grandes empresas, com necessidades superiores a 1000 m3/dia - sendo 2500 m3/dia a capacidade padrão -, em resultado de economias de escala que tornam mais amigável o investimento em sistemas de grande dimensão.

De acordo com Jose B. Carbajo, responsável de IDI da Bondalti Water e coordenador do projeto LIFE Multi-AD, “a carga orgânica relativamente baixa produzida pelas PME do sector de alimentação e bebidas não tem, contudo, tornado economicamente viável a aplicação de reatores anaeróbios, limitação que agora demonstrámos ser possível superar com o desenvolvimento da solução tecnológica Multi-AD”.