Media

Bondalti inicia a operação da fábrica de cloro-álcalis em Portugal com eletrolisadores da Asahi Kasei

A Bondalti iniciou com sucesso a operação da sua unidade de produção de cloro-álcalis de última geração através de novos eletrolisadores em Estarreja. Construída pela empresa de engenharia alemã CAC Engineering e com recurso à tecnologia de eletrólise de cloro-álcalis de última geração da Asahi Kasei, a unidade reconvertida permitirá reduzir ainda mais o consumo de energia e otimizar o processo da indústria de cloro-álcalis.

Equipa de projeto conjunta Japão-Europa da Asahi Kasei, CAC e Bondalti envolvida na instalação e operação do eletrolisador de demonstração da Bondalti

Em conjunto com a CAC Engineering (CAC), a Asahi Kasei instalou nove eletrolisadores de cloro e álcalis nas instalações da Bondalti Chemicals (Bondalti) em Estarreja. Este projeto de reconversão da unidade de eletrólise da salmoura, cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência português (PRR), marca uma nova fase de modernização e contribuirá para um aumento significativo da eficiência e fiabilidade. Também apoiará o cumprimento das ambiciosas metas de descarbonização que fazem parte da estratégia da Bondalti.

Com as regulamentações da UE sobre descarbonização cada vez mais exigentes, a indústria está sob pressão para reavaliar o consumo de energia e utilização de recursos durante o processo de produção. Na unidade de produção da Bondalti requalificada, um dos nove eletrolisadores também será utilizado para testes com novos componentes, com o objetivo de melhorar o desempenho ambiental dos eletrolisadores, incluindo redução de energia e otimização de recursos. Este eletrolisador utiliza as mais recentes membranas e elétrodos da Asahi Kasei que apresentam um melhor desempenho em comparação com os produtos convencionais.

Os eletrolisadores aplicam uma corrente elétrica que separa a salmoura (água salgada concentrada) em cloro, soda cáustica e hidrogénio, utilizados numa ampla variedade de produtos químicos em diferentes indústrias. Em linha com os esforços da Asahi Kasei para estabelecer uma economia circular na indústria do cloro-álcalis, as células e elétrodos usados destes ensaios serão reciclados em materiais para reutilização em novos componentes.

"O arranque desta nova fase da nossa operação na nossa fábrica de cloro e álcalis de última geração foi possível graças à experiência dos nossos parceiros e à dedicação e competências das nossas equipas", diz David Lopes, diretor da Bondalti. "Esta conquista é um marco estratégico no compromisso da Bondalti com a inovação sustentável e a excelência operacional e fortalece nossa visão de liderar o caminho na produção responsável de produtos químicos."

"Estamos felizes por ver a unidade de produção da Bondalti entrar em operação dentro do prazo", acrescenta Yoshifumi Kado, diretor-geral da divisão de membrana de troca iónica e sistema de eletrólise da Asahi Kasei. "Ao combinar o abrangente know-how de sistemas da Asahi Kasei com a tecnologia avançada de engenharia da CAC e o conhecimento no local da Bondalti, estas três entidades aumentarão as fronteiras da indústria europeia de cloro e álcalis, contribuindo para uma abordagem mais sustentável de produção."

"A integração de nove novos eletrolisadores em plena produção foi uma tarefa técnica excecional e mais uma prova da cooperação de longa data com a Asahi Kasei por mais de 25 anos e da cooperação cuidada e construtiva por mais de 8 anos em vários projetos com a experiente equipa da Bondalti", conclui Mike Niederstadt, COO da CAC Engineering. "O projeto mostra de forma patente as vantagens de combinar inovação tecnológica, excelência operacional e experiência em engenharia de fábrica em larga escala numa base construtiva e cooperativa."

Como fornecedora de soluções únicas para a indústria de cloro e álcalis, a Asahi Kasei alia cinco décadas de experiência no desenvolvimento à produção e operação de sistemas e componentes de eletrólise com o sistema de monitorização de operação e serviços de análise de software fornecidos pela Recherche 2000, com sede no Canadá, uma empresa Asahi Kasei, e, mais recentemente, a criação de um ecossistema de reciclagem de metais. A empresa fabrica e fornece membranas de permuta iónica, células de eletrólise, elétrodos e experiência operacional em instalações de eletrólise.