Energia

Lítio Verde

No âmbito da cadeia de valor do lítio verde, que pretende produzir de forma inovadora e sustentável, a Bondalti está a preparar-se para a disponibilização em grande escala de um produto com crescente procura, designadamente para a indústria de produção de baterias para automóveis elétricos.

Para o efeito, irá centrar a sua aposta no desenvolvimento do processo químico de separação de metais, que resultem na sua purificação e refinação, através da adaptação da sua tecnologia de eletrólise de salmoura, que opera há várias décadas no setor do cloro-álcalis.

Este processo será alimentado por energia obtida a partir de fontes renováveis, substituindo processos convencionais com maior pegada carbónica. Além de um evidente benefício em matéria ambiental, o objetivo é também a diminuição de custos, através da circularidade e da integração de cadeias de valor já existentes.

Produzir e reutilizar

Integrada no programa “New Generation Storage”, aprovado em 2022 para financiamento pelo Plano de Recuperação e Resiliência, a produção de lítio verde na Bondalti irá permitir não só a obtenção de hidróxido de lítio (ou carbonato de lítio) refinado, essencial para o fabrico dos cátodos das baterias novas, mas também recuperar este elemento de baterias em fim de vida e cujo destino é a reciclagem.  

Quando já não se encontram aptas para utilização, as baterias são recolhidas, agrupadas, descarregadas e desmontadas, seguindo-se um processo essencialmente mecânico que termina com a produção da chamada “massa negra”, um aglomerado de metais que inclui lítio, manganês, cobalto e níquel. De seguida, ocorre um processo químico que permite a separação destes metais e a posterior entrega aos produtores de cátodos.