Media

Bondalti no núcleo de um novo paradigma

Cerca de 19 mil visitantes, centenas de expositores e de marcas representadas. Soluções integradas reais, casos de sucesso e muita inovação para enfrentar os grandes desafios e metas estabelecidas para um futuro mais sustentável.  Ao longo de quatro dias, durante a Expoquimia, evento de referência internacional do setor químico, Barcelona foi o palco privilegiado da força e vitalidade desta indústria, mas ao mesmo tempo do seu empenho para promover a coesão setorial tendo em vista a transformação verde e digital, assente em modelos de produção mais eficientes e de economia circular.

Para a Bondalti, maior produtor ibérico de cloro-alcalis e líder europeu de vendas em anilina e nitrobenzeno, “este é um evento de referência e de presença obrigatória”, sublinhou André de Albuquerque, administrador da companhia. “É uma excelente oportunidade para potenciar a nossa estratégia junto de clientes e demais stakeholders, mas também para demonstrarmos que estamos na linha da frente no que respeita a novas tendências e na adoção das melhores práticas do mercado”, acrescentou.

Simultaneamente, além de uma oportunidade de dar visibilidade às novas áreas de negócio, designadamente o tratamento e reutilização de águas e novas energias, como o hidrogénio e lítio verdes, o evento permitiu reafirmar a profunda vocação ibérica da Bondalti e peso enquanto player de referência da indústria no contexto peninsular e europeu. André de Albuquerque deixou claro que “hoje não olhamos para Portugal e Espanha isoladamente. Olhamos para a Península Ibérica como um todo, não temos fronteiras do ponto de vista da implantação e de centros de produção”.

Foi também neste contexto de vitalidade de uma indústria transversal, essencial para colocar os processos produtivos numa rota sustentável, que se reuniram muitas personalidades dos setores institucional, social e económico num jantar de gala que juntou mais de 600 pessoas na Sala Oval do Museu Nacional de Arte da Catalunha, incluindo os principais empresários da indústria química. O presidente da Bondalti, João de Mello, esteve presente no evento, que contou com uma intervenção do presidente do Conselho Europeu da Indústria Química (CEFIC) e CEO da BASF, Martin Brudermüller.

Em jeito de balanço, o presidente da Comissão Organizadora da Expoquimia, Carles Navarro, referiu que “esta edição foi muito reveladora do dinamismo do setor químico, servindo para unir e fortalecer a indústria no seu processo de transformação e na melhoria da sua competitividade a nível europeu”.

Reunida a "intelligence" do setor

O espaço da Bondalti esteve integrado na zona designada “Smart Chemistry Smart Future”, iniciativa dinamizada pela Federação de Negócios da Indústria Química Espanhola (FEIQUE), da qual a Bondalti é membro, e onde estiveram presentes mais 15 entidades.  

A “Smart Chemistry Smart Future” teve como tema central o Green Deal e pretendeu dar a conhecer o contributo das empresas líderes da indústria química para o cumprimento das metas inscritas neste projeto de grande escala europeu e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, através de soluções inovadoras no âmbito da circularidade, descarbonização, bioprodutos e de processos disruptivos como o hidrogénio e lítio verdes.

O objetivo do plano lançado pela Comissão Europeia é, recorde-se, tornar a Europa no primeiro continente neutro em carbono, até 2050, e, até final da década, reduzir em 55% as emissões de gases com efeito de estufa, em comparação com os valores de 1990 (programa “Fit for 55”).

Além das muitas iniciativas de networking levadas a cabo, destaque também para as intervenções de dois representantes da Bondalti das áreas de novos negócios e sustentabilidade no programa de smarttalks. José Nogueira, coordenador da área de hidrogénio, abordou o tema “Novas Energias para uma Sociedade Sustentável”, e Susana Carvalho, coordenadora de sustentabilidade e transição climática, apresentou o “Programa de Transição Climática da Bondalti”.

A próxima edição da Expoquimia terá lugar em junho de 2026, no mesmo local.