Media

Nova tecnologia melhora a sustentabilidade no setor agroalimentar europeu

A AEMA | Bondalti vai apresentar no dia 15 de junho, na Adega Institucional de La Grajera em Logroño (La Rioja, Espanha), um sistema inovador de tratamento e valorização de águas residuais desenvolvido no âmbito do Projeto Europeu LIFE Multi-AD 4 AgroSMEs.

A  AEMA | Bondalti é a coordenadora do consórcio que desenvolve esta iniciativa cofinanciada pela Comissão Europeia, cujo objetivo é estabelecer novos níveis de eficiência na gestão da água enquanto fator crítico para a competitividade das PME do setor agroalimentar da UE. Neste consórcio participam também as entidades Institutions&Strategies (França), Energygreen Gas e ITAINNOVA (Espanha) e SIS (Roménia).

Face ao peso deste setor produtivo no tecido empresarial europeu - é o segundo maior do continente e composto por 95% de PME -, é estratégico o uso responsável e sustentável dos recursos hídricos, para o qual é necessário um novo paradigma tecnológico que permita às empresas evoluir para um modelo de economia circular.

Atualmente, os sistemas de tratamento de água mais utilizados na indústria de alimentos e bebidas são os aeróbicos. Estes processos caracterizam-se por terem elevadas exigências energéticas e elevada produção de resíduos (i.e. lamas), elementos que originam custos operacionais relevantes associados aos sistemas de depuração.

A realidade de um salto tecnológico

O projeto LIFE Multi-AD focou-se nas necessidades das PMEs agroalimentares, criando um sistema anaeróbico altamente eficiente e acessível, baseado num reator multi-estágio de alto rendimento. A tecnologia permite às empresas do setor melhorarem a sua sustentabilidade, tanto em termos económicos como ambientais.

A solução inovadora Multi-AD, instalada à escala industrial nas Bodegas AGE, demonstrou a sua capacidade para reduzir a contaminação em águas residuais em mais de 90%, bem como o potencial de diminuir o consumo de eletricidade em processos de depuração em 186.000 kWh/ano e o custo de gestão de lamas em cerca de 80%.

Simultaneamente à depuração de águas residuais, a tecnologia Multi-AD produz biogás de alta qualidade com um teor de metano superior a 80%. Este gás combustível é utilizado como fonte de energia térmica no próprio sistema de depuração, embora também possa ser usado em outras áreas da instalação industrial, contribuindo para avançar no cumprimento das metas de descarbonização.

Todos estes factos permitem alcançar uma redução dos custos operacionais do sistema de tratamento de água em mais de 35% e a redução para metade da pegada de carbono associada à depuração. O Multi-AD é, portanto, uma solução inovadora que melhora a sustentabilidade industrial no setor agroalimentar.

Evento de apresentação da tecnologia

Tendo em conta o impacto positivo que esta tecnologia pode ter nas empresas europeias, no dia 15 de junho será realizada uma conferência na Adega Institucional de La Grajera (Logroño, La Rioja) seguida de uma visita às instalações localizadas nas Bodegas AGE (Fuenmayor, Rioja).

A reunião será um fórum de networking que contará com a participação de especialistas do setor de água, administração pública e de empresas de alimentos e bebidas, que discutirão os benefícios da integração da tecnologia Multi-AD em sistemas de depuração industrial.

A conferência “Solução anaeróbica inovadora ao serviço da sustentabilidade industrial”, na qual já é possível realizar inscrição para participação presencial, pode também ser acompanhada via streaming, com inscrição aqui.