Sites Industriais

Estarreja

A fábrica de Estarreja, base estratégia de crescimento e internacionalização, dedica-se à produção de cloro, anilina e respetivos derivados, e está integrada no Complexo Químico de Estarreja (CQE), o maior do país neste setor.  

Aqui, clientes e fornecedores funcionam de forma integrada, com base em parcerias de longo prazo fortemente consolidadas, em que cada entidade está focada nas atividades em que é especialista e em que detém o melhor conhecimento. Este modelo permite uma maior eficiência, transparência, rigor e sustentabilidade das operações, reduzindo riscos e desperdícios colaterais.  

O complexo fabril de Estarreja da Bondalti possui instalações de produção de produtos químicos orgânicos e inorgânicos e orgulha-se de ser reconhecido como um dos locais químicos mais confiáveis e seguros.  

O CQE é atualmente constituído por cinco empresas - Air Liquide, AQP, Bondalti, Cires-Shin Etsu e Dow Portugal – sendo um dos mais importantes centros da indústria petroquímica nacional e um dos mais atuais clusters europeus da indústria química. A sua originalidade é a interligação produtiva das empresas - um dos fatores da sua competitividade.

Cadeia de valor dos químicos industriais

Industrial chemicals value chain

cadena de valor de los productos químicos industriales

O CQE está localizado junto de infraestruturas ferroviárias e rodoviárias importantes, o que proporciona vantagens competitivas no transporte, tornando a operação particularmente eficiente na receção e expedição dos produtos. Uma parte significativa dos produtos e matérias-primas são transportados via pipeline, mas o site também utiliza cisternas rodoviárias e ferroviárias, bem como o transporte por navio através do Porto de Aveiro, localizado a cerca de 30km de Estarreja. A capacidade de armazenagem da Bondalti em Estarreja e Aveiro, através de instalações próprias no Porto de Aveiro, ascendem a 39 mil toneladas de diferentes produtos químicos.  

Com os olhos postos no futuro, esta unidade foi nos últimos anos alvo de investimentos avultados, na ordem dos 300 milhões de euros, tendo em vista a melhoria dos processos e a introdução de novos sistemas relacionados com a transição energética - que permitam cumprir as ambiciosas metas de sustentabilidade definidas pela companhia.