Fazer Melhor

Integração Energética

Mais Sustentabilidade

Nas últimas décadas, a integração de processos contribuiu decisivamente para alcançar diversos objetivos ligados com a redução de custos operatórios e com a sustentabilidade das operações. Isto porque permite uma análise sistemática de todo o processo industrial, com a possibilidade de modificar o diagrama de fluxo do processo, de reorganizar as operações unitárias existentes e de redirecionar as correntes do processo - criando vantagens evidentes do foro económico, ambiental e processual.

A diversidade de processos químicos existentes nas instalações da Bondalti são uma oportunidade excelente de levar a cabo integrações energéticas em que se procuram aplicar técnicas industriais voltadas para o reaproveitamento de energia térmica, anteriormente subutilizada.

E exemplos concretos não faltam. Durante a reação de obtenção da Anilina é gerada uma grande quantidade de calor que, na sua maioria, acaba por ser libertado para o meio ambiente. Por outro lado, são variados os processos que necessitam de calor na sua operação normal. Está em curso, desde 2023, um projeto cujo objetivo é fornecer calor à unidade de concentração de Soda proveniente dos reatores de Anilina. A vantagem é evidente. Com esta integração é possível evitar a produção de 2,5 t/h de vapor que, de outro modo, seria obtido a partir da queima de gás natural.  

Já em 2012 aconteceu outra integração semelhante, entre os reatores de Anilina e a etapa de concentração de Ácido Sulfúrico, na fábrica de Nitrobenzeno. Com a concretização desta integração energética obteve-se a substituição de 4 t/h de vapor, que anteriormente era conseguido com a queima de gás natural.  

Para além de produzir vapor, os reatores de Anilina também estão equipados com serpentinas de água de refrigeração. Desde 2008 que o desenho dos reatores de Anilina foi alterado no sentido de maximizar a produção de vapor, em detrimento do circuito de água de refrigeração. No ano 2000 foi criado um circuito de água quente que liga os reatores de Anilina aos sistemas de aquecimento de Salmoura. Com este projeto foi possível parar por completo a produção de vapor existente na fábrica de Cloro.

O calor de baixo nível térmico obtido na produção de Anilina pode ainda ser aproveitado para fins comunitários (district heating). Um desafio que a Bondalti pode concretizar no futuro.

CONTEÚDOS RELACIONADOS: