Impactlab

H2ENABLE // Novas fontes de hidrogénio verde

Objetivo

H2Enable é um projeto de energia para gás: prevê a utilização de eletricidade renovável para produzir hidrogénio verde através da eletrólise da água que será utilizada como matéria-prima química, combustível para a geração de calor em substituição do gás natural, e como combustível para veículos movidos a hidrogénio em substituição de outros combustíveis fósseis(principalmente gasóleo).

 

Metodologia

O projeto H2Enablevisa instalar uma unidade de produção de H 2 verde, com base num sistema de eletrólise da água. A instalação de eletrólise será alimentada por eletricidade renovável através de parques solares e eólicos renováveis. No âmbito dos Pacotes de Trabalho de I&D o projeto prevê a operacionalização de um sistema de gestão da produção que integrará o fornecimento de eletricidade renovável com a central de hidrogénio, de um sistema de monitorização para cada célula de eletrolisadores, baseado em IoT, que permitirá o acompanhamento do envelhecimento e a antecipação de falhas, aumentando assim o tempo de funcionamento, e reduzindo os custos de energia e uma ferramenta de avaliação da produção química que permite seguir a pegada carbónica dos produtos produzidos, com o objetivo de facilitar a certificação de produtos químicos ecológicos.

 

Ambição e resultados esperados

Com este projeto a Bondalti contribuirá, em conjunto com os restantes parceiros, para:

1.    a descarbonização de uma importante e ampla cadeia de valor que utiliza atualmente hidrogénio cinzento

2.    a descarbonização da rede europeia de gás

3.    a criação de 5 600 empregos diretos e 14 088indiretos ao longo de toda a cadeia de valor e geração de riqueza para as famílias

4.    a promoção da inclusão social e a fixação da população no território nacional para além das grandes cidades

5.    a Estratégia Nacional para o hidrogénio e o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050

6.    uma rede elétrica mais resiliente através da prestação de serviços de rede elétrica, uma vez que a rede elétrica portuguesa está interligada com o sistema espanhol (formando assim o sistema elétrico ibérico)

Contribuição para os objetivos de Desenvolvimento Sustentável