O PACOPAR – Painel Consultivo Comunitário do Programa Atuação Responsável de Estarreja celebrou o seu 25.º aniversário, reunindo entidades locais, representantes da indústria, comunidade educativa e parceiros institucionais.

A iniciativa, que teve como palco o Cine-Teatro de Estarreja, assinalou um percurso de colaboração contínua e reforçou a importância de construir pontes para o desenvolvimento de ações que apoiem a população do concelho e promovam o seu bem-estar coletivo. O programa comemorativo incluiu ainda uma visita guiada às unidades industriais do Complexo Químico de Estarreja (CQE), onde foi possível observar as transformações tecnológicas, operacionais e ambientais implementadas nos últimos anos.
Ao longo destas duas décadas e meia, o PACOPAR tem sido um espaço de diálogo e proximidade entre a indústria e a comunidade, contribuindo para o apoio a dezenas de instituições locais, a participação em projetos sociais, culturais e desportivos e a formação de jovens.
Assinalando o momento, David Lopes, administrador da Bondalti, destacou que “o PACOPAR é um exemplo de como um complexo químico industrial pode e deve ser parte ativa na construção de um futuro melhor para a sua comunidade envolvente”.
O PACOPAR surgiu em 2001 na sequência da adesão voluntária das empresas do CQE, entre as quais a Bondalti, ao Programa “Atuação Responsável”, uma iniciativa internacional que visa otimizar o desempenho das empresas em diversas áreas, melhorar a segurança dos colaboradores e fomentar o bem-estar das comunidades.







