São tão jovens quanto talentosos. E dedicaram parte das suas férias a desenvolver projetos para desafios reais de grandes empresas. A Bondalti teve o privilégio de ser uma delas, tornando-se parceira da Unicorn Factory Lisboa e da sua Innovation Summer School.

Depois de Lisboa e Nova Iorque, foi a vez do Porto receber, entre 14 e 25 de julho, a Innovation Summer School, uma iniciativa da Unicorn Factory Lisboa, que procura iniciar os jovens no mundo do empreendedorismo e da inovação. Esta última edição de 2025 contou com a parceria da Bondalti.
O objetivo é que os estudantes, com idades entre os 14 e os 18 anos, “mergulhem” no mundo real das empresas, contactando com desafios concretos e desenvolvendo soluções e respostas inovadoras. O tema – “Potencializar a Próxima Geração de Talento para a Indústria em Portugal” – levou a Bondalti, a pedir ao grupo que procurasse respostas para as seguintes questões: “Como tornar a indústria química uma indústria entusiasmante e preparada para o futuro? Como atrair, formar e reter a próxima geração de talento, necessária para ajudar Portugal — e empresas como a Bondalti — a liderar a descarbonização industrial?”
Divididos em quatro equipas, os estudantes pensaram, discutiram, projetaram e estruturaram as suas soluções, num exercício enriquecedor e de crescimento – sempre com foco no futuro da inovação industrial e no desenvolvimento de talento preparado para os desafios da transição climática.
Além do lançamento do tema, que incluiu uma breve apresentação da empresa, e do desafio que foi lançado aos estudantes, a Bondalti esteve ainda presente num momento intermédio de mentoria aos grupos e também no Demo Day, que se realizou no último dia do bootcamp. André Oliveira, Corporate Responsibility Specialist e Filipa Monteiro, Coordenadora de Desenvolvimento de Capital Humano da Bondalti, assistiram à apresentação dos projetos de cada uma das equipas.
Ideias com futuro
Do trabalho desenvolvido, surgiram quatro projetos:
EduKey – Uma plataforma que ajuda, por um lado, os estudantes a encontrar bolsas de estudo que se adequem aos seus interesses e, por outro, as empresas a descobrirem os colaboradores ideais para cada posição.
BondXP – Uma app que monitoriza o desempenho dos colaboradores e o converte em pontos que podem ser trocados por recompensas.
BoomLab – Uma plataforma digital gamificada, que capacita os jovens para resolver desafios ambientais do mundo real através da química e da inovação.
Green Youth Challenge – Uma competição para jovens adultos resolverem os maiores desafios ambientais em conjunto com os líderes da indústria.
André Oliveira destaca o facto de os estudantes terem escolhido investir o seu tempo de férias neste tipo de iniciativas, o que diz muito sobre o drive e a motivação destes jovens da Geração Z: “É muito inspirador ver como conseguem conjugar entusiasmo e criatividade com uma surpreendente maturidade, pensamento estruturado e sentido crítico. Estes jovens estão prontos para desafiar o status quo e contribuir com ideias frescas e bem fundamentadas”.
Entre os 16 participantes na edição do Porto da Innovation Summer School, três pertenciam à comunidade onde a Bondalti opera (Estarreja e Aveiro) e participaram gratuitamente, graças ao apoio da empresa.
A parceria da Bondalti com a Unicorn Factory Lisboa, no âmbito da Innovation Summer School, está, pelo seu enorme valor educativo, alinhada com o programa de responsabilidade social e corporativa da Bondalti, designado Together Matters. Por um lado, porque estimula o pensamento crítico, a criatividade, o empreendedorismo, o trabalho de equipa e a colaboração entre jovens de diferentes contextos. Por outro, porque constitui uma oportunidade para a empresa estabelecer contacto com as novas gerações, escutando-as e reforçando a sua notoriedade junto dos futuros talentos.